COVID-19 - Protocolos e Regras

A Pousada Caeira possui o Selo "Turismo Responsável - Limpo e Seguro", do Ministério do Turismo, que assegura que estamos cumprindo todas as regras e protocolos de combate ao coronavírus.


Clique no botão abaixo para ler o Guia dos Protocolos adotados.

Baixe o Manual do Protocolo em PDF


PROTOCOLO INTERNO COVID 19

Pousada Caeira


Este Protocolo Interno e plano de contingência COVID-19 é constituído por um conjunto de informação e de medidas para prevenir o contágio do Covid-19 quer para clientes como para colaboradores de forma a zelar pela segurança e conforto de todos.

Foi criado um comitê que será responsável por acionar os procedimentos em caso suspeito de infecção, que acompanhará o cliente com sintomas ao espaço de isolamento, prestando a devida assistência necessária e posteriormente contatar a Secretaria de Saúde do Município.


Procedimentos Gerais para Prevenção do Contágio

Serão disponibilizadas a todos os Colaboradores e Clientes, as informações básicas de prevenção e controle de infecção. Os colaboradores terão informação sobre a doença, e principalmente sobre os procedimentos que devem ser adotados individualmente e em grupo, apresentados abaixo:


• Higienização das mãos: lavar as mãos freqüentemente com água e sabão, ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos.

• Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deixado no lixo; Higienizar as mãos sempre após tossir, espirrar e assoar o nariz; Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.

• Conduta social: alterar a freqüência e a forma de contacto entre os trabalhadores e os clientes, evitando o contato próximo.  

• Serão fixados placas de informativas, promovendo boas práticas e as orientações da Secretaria de Saúde do Município, tanto nas áreas  publicas como nas áreas destinadas aos colaboradores. Os colaboradores devem comunicar ao seu Responsável quando houver contato próximo e/ou direto com alguém infectado pela COVID-19 ou com sintomas compatíveis com a doença. Os colaboradores estão instruídos que devem evitar cumprimentos sociais com contato físico.


A Pousada Caeira dispõe para seus colaboradores:

• Equipamentos de proteção individual em número suficiente para todos os trabalhadores;

• Estoque de materiais de limpeza de uso único proporcional às suas  atribuições;

• Dispensadores de solução anticéptica à base de álcool a 70%, junto aos pontos de entrada/saída, e junto à entrada do restaurante e áreas sociais.

• Contentor de resíduos com abertura não manual e saco plástico;

• Local para isolar clientes  que possam ser detectados como casos suspeitos ou casos confirmados de COVID-19, que tenha ventilação natural, e possuir revestimentos lisos e laváveis, casa de banho, stock de materiais de limpeza, máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis, termômetro, contentor de resíduos autônomo, sacos de resíduos, sacos de recolha de roupa usada. Nas instalações sanitárias, equipamento para lavagem de mãos com sabão líquido.


Determinamos:

• Limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum, conforme plano de higienização;

• Ser dada preferência à limpeza úmida;

• Nas áreas do Restaurante e Café da Manhã, deve haver uma higienização dos utensílios, equipamentos e superfícies, evitando ao máximo a manipulação direta dos alimentos por clientes e colaboradores e a utilização de materiais descartáveis como toalhas e guardanapos de papel.

• Lavagem e desinfecção, de acordo com o presente protocolo interno, das superfícies onde os colaboradores e clientes circulam, garantindo o controle e a prevenção de infecções.

• A definição de cuidados específicos para troca da roupa de cama e limpeza nos quartos, privilegiando dois tempos de intervenção espaçados e com proteção adequada;

• A remoção da roupa de cama e atoalhados feita sem a agitar ou sacudir, enrolando-a no sentido de dentro para fora;

• Reforço da limpeza e desinfecção contínua de áreas e de objetos de maior foco em descontaminação.


Determinações para as áreas da Pousada:

• Reforçamos a melhoria dos serviços de higiene;

• Os colaboradores deverão colocam os equipamentos de proteção, antes de entrar no quarto do hóspede;

• Todos os colaboradores estarão equipados com EPI específicos para sua função;

• Os baldes e esfregões para o chão e alguns panos de limpeza são habitualmente reutilizáveis nesse sentido, garantido a sua desinfecção no final de cada utilização. Os baldes e esfregões dos pisos só são utilizados nesses pisos, ou seja, serão diferenciados os equipamentos dos quartos, das áreas comuns e dos espaços do restaurante;

• O pessoal de limpeza receberá a formação sobre a utilização do equipamento de proteção pessoal e ser adotado desse equipamento, a seguir indicado: – Luvas – Mascara - Aventais descartáveis - Sapatos fechados.


Medidas para o Café da Manhã e Restaurante

Informação e comunicação


• Nas áreas do café da manhã e restaurante deve reforçar ás praticas de  higienização dos utensílios, equipamentos e superfícies, evitando o  máximo de manipulação direta dos alimentos por clientes e colaboradores;

• Será disponibilizado o Cardápio do café manhã através do WhatsAppp como formar de minimizar a espera e aglomeração;

• Todos os colaboradores estarão equipados com EPI tais com máscara e luvas;

• Estará disponível totens nas áreas comuns da Pousada álcool gel desinfetante de mãos;

• No Restaurante, será garantido o espaço entre as mesas para salvaguardar o distanciamento social;

• Os hóspedes devem respeitar o distanciamento social entre eles;

• Será reforçada a limpeza e desinfecção das superfícies do café da manhã e restaurante após cada serviço;

• As máquinas de café, os recipientes de suco e todas as demais que fiquem em contato com as mãos dos utilizadores, devem ser limpas e desinfetadas várias vezes durante o serviço.

• São assegurados todos os procedimentos habituais. Todos os pratos, inox e artigos de vidro são lavados e desinfetados. Os talheres e outros utensílios de inox antes de serem colocados na mesa serão desinfetados com álcool.


Recepção e Limpeza

Informação e comunicação

• Os colaboradores da recepção devem estar  treinados  sobre a COVID-19 de forma a desempenhar com segurança as tarefas que lhe são atribuídas e evitar a possível propagação da COVID-19 no interior do estabelecimento;

• Os colaboradores estão munidos da informação necessária para informar aos hóspedes sobre a política do estabelecimento e  termos das medidas preventivas estabelecidas ou outros serviços que os hóspedes possam necessitar (por exemplo, serviços médicos e farmacêuticos);

• Será reforçada a informação junto dos clientes sobre as medidas de afastamento social, juntamente com a freqüente higiene das mãos e a etiqueta respiratória como uma forma de hospitalidade;

• O pessoal do balcão de recepção deve estar familiarizado com a política de ocupação dos quartos pelos acompanhantes em caso de suspeita de um caso de COVID-19;

• O balcão de recepção tem que ter disponível  os números de telefone das autoridades sanitárias, dos centros médicos, dos hospitais públicos e privados e dos centros de assistência para utilização sempre que haja a possibilidade de um hóspede estar doente;

• Os hóspedes com sintomas respiratórios são aconselhados a permanecerem nos seus quartos até serem atendidos por um médico disponibilizado pela Secretaria de saúde, bem como a fornecerem recomendações básicas de higiene quando lhes for pedido.


Direcionamento para Processos dos Check-In e Check-out

• O atendimento ao cliente é feito obrigatoriamente com mascara e respeitando a  regra de distanciamento social;

• Está disponível na recepção produto desinfetante ao serviço dos clientes. Para todos os hospedes com reservas, todas as formalidades de check-in deve ser concluídas on-line.

• O cliente deverá ser instruído a informar a recepção quando pretende efetuar o check-out para que todas as contas estejam finalizadas no momento da saída evitando tempos de espera que proporcionam aglomerados de clientes;

• Não é aconselhável o transporte da bagagem do cliente exceto em casos especiais onde o recepcionista deve utilizar luvas para o efeito e  informar ao cliente sobre as medidas tomadas pelo hotel no que diz respeita ás normas de higiene e segurança.

• Afastar-se do balcão, sempre que o hóspede se aproximar.

• Kit médico na recepção para fins de confinamento

   - Desinfetante/lavagem germicida para limpeza de superfícies Tecidos. - Máscaras faciais - Luvas (descartáveis) - Avental protetor (descartável) - Saco de resíduos biodegradáveis descartáveis - Termómetro - Saco de recolha de roupa usada - Água - Alimentos não perecíveis.


Medidas de afastamento social, limpeza das mãos e higiene respiratória que os colaboradores devem cumprir:

• Todos os colaboradores deverão manter a ética profissional ao saberem ou identificarem casos suspeitos ou confirmados de COVID-19,  assegurando total sigilo sobre essa informação.

• Deve ser realizadas a verificação do bom funcionamento do Ar Condicionado, lavagem e desinfecção dos filtros.


Diretrizes para casos suspeitos ou confirmados

A pousada dispõe de um local para isolamento. Após detecção do caso suspeito ou confirmado, o Comitê seguirá as orientações estabelecidas de acordo com a secretaria de saúde do município.


Agradecemos a compreensão de todos em seguir todos os procedimentos e protocolos estabelecidos.


Atualizações poderão ser feitas sempre que necessário, para entregar segurança que nossos hóspedes merecem!